quarta-feira, 1 de julho de 2015

Experiências no dia a dia: Atividades

1. Normalmente as substâncias puras são obtidas a partir de misturas. Para a obtenção dessas substâncias existem processos de separação. Assinale a alternativa que associa corretamente o processo de separaçãoo tipo de misturaa natureza da mistura e aparelhos utilizados nesse processo.

Separação por meio do Funil de bromo; Heterogênea; Líquido-sólido; Béquer, Suporte metálico e Garras metálicas.
Separação por sublimação; Heterogênea; Sólido-sólido; Béquer, Vidro relógio e Bastão de vidro.
Destilação fracionada; Homogênea; Líquido-líquido; Balão, Coluna de fracionamento e Condensador. (correta)
Decantação; Heterogênea; Sólido-líquido; Trompa d’água.
Dissolução fracionada; Heterogênea; Sólido-sólido; Funil de Buchner e Erlenmeyer.

2. A Figura mostra um aparelho simples para a separação dos componentes de uma solução homogênea (uma fase) de cloreto de sódio (NaCl, sal de cozinha). Ao ferver a solução, o vapor de água condensa e é, então, coletada em um frasco receptor. Qual vidraria do sistema é responsável pela transformação da água líquida em vapor de água?
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Oitava_quimica/destilacaosimples.jpg

Balão de destilação (correta)
Tela de amianto
Termômetro
Bico de bunsen
Suporte universal

3. Quando chega às refinarias, o petróleo passa por processo que resulta na separação de seus diversos hidrocarbonetos (substâncias que contém carbono e hidrogênio), como gasolina, querosene e óleo diesel. Assinale a alternativa que apresenta o nome do processo utilizado nas refinarias. 

Extração com água.

Extração por solvente
Flotação
Extração com água
Filtração
Destilação fracionada (correta)

4. O Estado da Paraíba se destaca pela produção de cachaça de alambique principalmente na região do brejo. A produção artesanal do destilado envolve algumas etapas, a saber: moagem da cana em caldo, fermentação e destilação. No final do processo, os primeiros 10% de líquido que saem da bica do alambique (cabeça) e os últimos 10% (cauda) devem ser separados, eliminados ou reciclados, por causa das toxinas. O líquido que fica retido no alambique de cobre possui diferente ponto de fervura caracterizado pelo:

Baixo ponto de ebulição
Mesmo ponto de ebulição na cabeça
Alto ponto de ebulição (correta)
Nenhuma das propostas anteriores
Ponto de ebulição da acetona

5. A purificação da água, em que a água impura passa a potável, pode ser feita por diversos métodos. Indique um processo físico para converter água do mar em água pura. 

Sublimação
Cromatografia
Destilação (correta)
Centrifugação

Filtração.